ALBERTO ARAÚJO - MEU RECANTO
Contos, versos e sentimentos à flor da pele.
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
(Imagem: marciopelegrino.blogspot.com )


NITERÓI DOS MEUS DIAS





                                           do poeta nordestino à grande Niterói.





Imponente força a conservar
a essência do corpo e alma,
na tonalidade calórica do Museu
sobre o clareado mar.

No varal da quietude:
o coração torna-se claridade
de uma singrante grafia.

Na sagração do amor:
o ardor,
a labuta,
a bússola do continente no cálice.

Na cálida coerência:
suportas as cabais dores,
todas as intempéries do cotidiano.
Tu, abelha bondosa,
e juntas o néctar do amor
a cicatrizar tudo.
É assim é o teu jeito
menina-moça-mulher de ser.

Dentro da tua concha,
em toda a convergência,
fazes-me ser pérola fulgente.

Na corola sagrada:
sacias a sede derramada.
Para eu sentir-me feliz!
Basta eu acender os olhos,
para que a tua calma
antecipe o caminho
do teu delicado
esplendor germinado.

Na provisão divina:
estás vestida de êxtase,
provindo do mais longínquo Céu.


O teu afeto enlaçou-me
e contornou-me a face.

Por tanto amor,
quero abraçar-te inteiramente,
do trajeto das águas da Guanabara
às suntuosas estrelas.


Niterói!
Quando cheguei a ti.
Tu elegantemente exibiste o teu nome,
tua tonalidade mais brilhante.

Ergueste-me os braços
e convidaste-me para o banquete
no ventre sagrado de Deus.

No prosseguimento:
Quero em minha poesia...
falar-te palavras de amor,
as mais afetuosas,
as nunca proferidas
nos rios da tua boca.

No prenúncio do arvoredo:
os teus brotos estão encharcados
de pássaros frugais.

Tão somente a ti
Niterói! meu peito grita.

O teu útero pousa
no princípio da Baía.

À margem do teu corpo
luminoso e sonoro,
permanece este
pássaro nordestino,
recém-chegado
ao teu coração de oceano.

Que alegria!




Região oceânica - Niterói - RJ


Estação de Catamarã - Charitas - Niterói - RJ


       Aero barco - funcionou por muito tempo em Niterói - RJ

 
           (Outro ângulo) Parque da Cidade - Niterói - RJ
 
 
NITERÓI ("porto sinuoso" ou "água que se esconde" no idioma tupi) é um município do Estado do Rio de Janeiro, no Brasil, com população estimada em 487.327 habitantes (2010) e uma área de 129,3 km². Integra a Região Metropolitana do Rio de Janeiro e ostenta o mais elevado índice de desenvolvimento humano entre as cidades fluminenses.
 
Foi capital estadual até a fusão entre os Estados do Rio de Janeiro e da Guanabara em 1975. Está a 10,9 km da cidade do Rio de Janeiro e seus principais acessos rodoviários são a Ponte Rio-Niterói e Avenida do Contorno, ambas trechos da BR-101, a Alameda São Boa Ventura, trecho urbano da RJ-104, a Avenida Everton Xavier, trecho urbano da RJ-108. Também se pode chegar à cidade por meio aquaviário pelas Barcas | Catamarãs.
 
A cidade de Niterói é um dos principais centros financeiros, comerciais e industriais do estado do Rio de Janeiro, sendo a 12ª entre as 100 melhores cidades brasileiras para negócios. Niterói vem registrando um alto índice de investimentos na cidade, principalmente imobiliários e comerciários, advindos tanto da herança de ter sido, até a metade da década de 1970, a capital estadual, como por sua proximidade geográfica com a cidade do Rio de Janeiro, e pelo intenso desenvolvimento das atividades de exploração de petróleo off-shore na Bacia de Santos e na Bacia de Campos.
 
Escritórios de serviços especializados, hospitais, universidades, museus, grandes redes de supermercados, shopping-centers, agências de automóveis, bares, restaurantes etc. proporcionam muitas opções de entretenimento e prestação de serviços às famílias e às pessoas. Ao mesmo tempo, o município está absorvendo uma série de investimentos industriais importantes nos setores ligados à cadeia produtiva de petróleo e gás. Destaca-se a reinauguração de estaleiros, com a reforma e a manutenção de plataformas e estruturas off-shore, além da construção de embarcações para o transporte de passageiros.
 
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/2010, o produto interno bruto nominal de Niterói foi de 11,2 bilhões de reais, figurando como o quinto município com maior produto interno bruto do estado, depois da capital (a cidade do Rio de Janeiro), de Duque de Caxias, Campos dos Goytacazes e Macaé, além de ser o 45º município mais rico do Brasil. Somente no setor de petróleo, a região responde por 70 por cento do parque instalado estadual do setor, concentrando desde empresas de offshore a estaleiros. A cidade é o segundo maior empregador formal do Estado do Rio de Janeiro, embora ocupe o 5º lugar quanto ao número de habitantes, que correspondem a 4,11 por cento do total da população da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
 
Niterói possui o melhor índice de desenvolvimento humano do Estado e o terceiro do país de acordo com estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas em junho de 2011, que também classificou Niterói como "a cidade com população mais rica do Brasil", por possuir 30,7 por cento dela inserida na classe A. Considerando as classes A e B, Niterói também aparece em primeiro lugar, com 42,9% de sua população inserida nessas classes. Está entre as cidades mais alfabetizadas do Brasil, além de apresentar a menor incidência de pobreza, a população com maior renda mensal per capita e o maior índice de longevidade municipal do Estado do Rio de Janeiro.
 
Niterói é a segunda cidade do mundo, superada apenas por Brasília, com a maior quantidade de obras projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Em terrenos à beira-mar, foi erguido um complexo arquitetônico de arte e cultura de caráter popular com edificações como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói formam, ao longo da orla, o Caminho Niemeyer. Composto por sete equipamentos urbanos, o Caminho abriga o Centro de Memória Roberto Silveira, a Fundação Oscar Niemeyer e o Teatro Popular de Niterói. Ele continua pela orla da Baía de Guanabara, passando pela Praça Juscelino Kubitschek, o Museu Petrobras de Cinema até chegar ao Museu de Arte Contemporânea de Niterói...
 
 

 
VISITE NITERÓI.
TODOS NÓS,
ESPERAMOS POR VOCÊ!








 
Edição de imagens:
Shirley Araújo

Texto: Niterói dos meus dias




 
By © Alberto Araújo
Niterói – RJ
primavera 2014






 
ALBERTO ARAÚJO
Enviado por ALBERTO ARAÚJO em 07/10/2014
Alterado em 07/10/2014
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários