ALBERTO ARAÚJO - MEU RECANTO
Contos, versos e sentimentos à flor da pele.
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
NITERÓI - AMOR INFINITO


 
Homenagem aos 440 anos de Niterói-RJ
 


 
Niterói!...
teu gesto em ávido silvo,
ó, doce Deusa/menina,
perpetua-se nos ossos cálidos da Guanabara.

Tua paz iluminada
desopaca aurora – âmago viável,
dorso plumoso floreado em glória.

Tua virtude
constitui fios cósmicos
e agrega paisagens.

Sol luzente,
espesso ouro da alquimia do Criador.

Niterói... tu tens os olhos angelicais,
lábios e boca púrpuros,
que além dos viadutos se adornam
e se aureolam de poesias abissais.

Niterói – anjo sagrado,
lamparina lírica de variadas cores.

Teu aspecto arquitetônico,
é resplandecente da gleba tocha Niemeyeriana.

Niterói, alcova dos Deuses.
Tua réstia feliz percorre minha via coronariana.

Ó, doce Niterói!
Trago-te esta folha saga branca de mim,
podes escrever todos teus versos ensolarados
e teu amor sem fim.

Niterói... Árvore celeste
com as asas de Querubim.




By © Alberto Araújo
outubro de 2013






Edição de imagens
Shirley Araújo

Texto: Niterói - amor infinito






Pedra do Índio - Praia de Icaraí - Niterói - RJ



 
“Niterói – És tu, uma Deusa/menina
com sabor de aragem, que me tateia
os poros e o coração"

 fragmento da poesia 
Cidade Sorridente - Alberto Araújo

 


MAC - Museu de Arte Contemporânea - Niterói - RJ



 
Niterói é um município do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Conta com uma população estimada em 487. 327 habitantes (2010) e uma área de 129,3 km², sendo a quinta cidade mais populosa do estado e a de maior Índice de Desenvolvimento Humano.

Integra a Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Foi a capital da província, e, a partir de 1892, estado do Rio de Janeiro de 1834 até a fusão em 1975 do estado do Rio de Janeiro com o estado da Guanabara, quando a capital estadual foi transferida para a cidade do Rio de Janeiro.

Tem os apelidos de "Cidade-Sorriso", "Niquíti" e "Terra de Arariboia". Distância de 10,9 Km da capital fluminense.

Seus principais acessos são a Ponte Rio-Niterói e as linhas de barcas até a cidade do Rio de Janeiro.

A cidade de Niterói é um dos principais centros financeiros, comerciais e industriais do Rio de Janeiro, sendo a 12ª entre as 100 melhores cidades brasileiras para negócios. Niterói vem acompanhando um alto índice de investimentos na cidade, como imobiliário e de comerciário, tanto advindos da herança de ter sido, até a metade da década de 1970, a capital estadual, como por sua proximidade geográfica à Cidade do Rio de Janeiro, como também pelo intenso desenvolvimento das atividades de exploração de petróleo da Bacia de Santos e Bacia de Campos.

Escritórios de serviços especializados, hospitais, universidades, museus, grandes redes de supermercados, shoppings-centers, inúmeras agências de automóveis, centenas de bares e restaurantes, etc., proporcionam muitas opções de entretenimento e prestação de serviços às famílias e às pessoas. Ao mesmo tempo, o Município está absorvendo uma série de investimentos industriais importantes nos setores ligados à cadeia produtiva de petróleo e gás. Destaque-se a reinauguração de estaleiros, com a reforma e a manutenção de plataformas e estruturas off-shore, além da construção de embarcações para o transporte de passageiros.
 
Segundo dados do IBGE/2010, o Produto Interno Bruto (PIB) nominal de Niterói foi de R$11,2 bilhões13, figurando como o quinto município com maior PIB do Rio de Janeiro, depois da capital, a cidade do Rio de Janeiro, de Duque de Caxias, de Campos dos Goytacazes, e de Macaé, além de ser o 45º município mais rico do Brasil.

Somente no setor de petróleo, a região responde por 70% do parque instalado fluminense do setor, concentrando desde empresas de offshore a estaleiros. A cidade é o segundo maior empregador formal do Estado do Rio de Janeiro, embora ocupe o 5º lugar quanto ao número de habitantes, que correspondentes a 4,11% do total da população da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
 
Niterói possui o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado e terceiro do país e estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas em junho de 2011 classificou Niterói como "a cidade com população mais rica do Brasil", por possuir 30,7 por cento dela inserida na classe A. Considerando as classes A e B, Niterói também aparece em primeiro lugar, com 42,9% de sua população inserida nessas classes. Está entre as cidades mais alfabetizadas do Brasil, além de apresentar a menor incidência de pobreza, a população com maior renda mensal per capita e o maior índice de longevidade municipal do estado do Rio de Janeiro.
 
Niterói é a segunda cidade do mundo, superada apenas por Brasília, com a maior quantidade de obras projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Em terrenos à beira mar, foram erguidos um complexo arquitetônico de arte e cultura de caráter popular com edificações que juntas com o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) formam ao longo da orla o Caminho Niemeyer. Composto por sete equipamentos urbanos, o Caminho abriga o Centro de Memória Roberto Silveira, a Fundação Oscar Niemeyer, e o Teatro Popular de Niterói. Ele continua pela orla da Baía de Guanabara, passando pela Praça Juscelino Kubitschek, o Museu Petrobras de Cinema até chegar ao MAC.
 




 
Saiba mais sobre Niterói - Cidade Sorriso

Visite o site
 
ALBERTO ARAÚJO
Enviado por ALBERTO ARAÚJO em 04/10/2013
Alterado em 07/10/2013
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários