ALBERTO ARAÚJO - MEU RECANTO
Contos, versos e sentimentos à flor da pele.
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
JORNAL SANTA ROSA Nº 1.436

2º QUINZENA DE FEVEREIRO 2014

LEIA AQUI A PÁGINA CULTURA

DE ALBERTO ARAÚJO


 
RUDE SGARBI 
SUA ARTE CHEGA AO EXTERIOR

 

 
 
• O carioca Rudi Sgarbi é um artista múltiplo que procura associar arte ao bem-estar. Sua produção criativa é um libelo a favor da democratização das Artes Plásticas e nos leva a crer que toda obra de arte pode sim estar em perfeita harmonia com o ambiente em que está colocada. Sua origem no design e na decoração faz com que busque incansavelmente a descoberta de uma linguagem ampla e multifacetada. Com as mais diversificadas referências, dos artistas clássicos herda o labor meticuloso e complexo de quem estuda todos os vieses de possibilidades artísticas; dos contemporâneos, a coragem de se expor,
se recriar. Observando as influências do passado e do cotidiano, Rudi está sempre à procura de novos materiais e novas técnicas de execução. Essa busca recria e dá novos significados à sua própria versatilidade, fazendo com que não se restrinja a apenas um estilo ou a um determinado material, possibilitando que seu próprio processo seja uma interação simbólico/artística, onde a intuição está sempre em primeiro lugar.
 
 
 

 
BAILE DE MARCHINHAS ANTIGAS
 
 
 
Neste sábado, 01 de março, às 21h, a cantora Denise Pinaud e sua banda, fazem show repleto de marchinhas antigas. Pinaud acompanhada por Ricardo Gilly, Juliano Candido e Mac William, resgata os velhos tempos das ruas do Rio de Janeiro. No repertório, sucessos de antigos Carnavais farão a diferença da noite, além de um Buffet de inspiração brasileiríssima, com ingredientes típicos das mais variadas regiões do país e muito conhecidos pelo público como banana, coco, tapioca, queijo coalho, carne seca, vatapá, entre outros, serão apresentados de forma surpreendente: Caldinho de Feijão com Paçoca de Farinha D’água; Biscoito de Polvinho com Camarão Seco; Pão de Queijo, entre outras delícias. Na entrada, os participantes ganham um shot de caipirinha ou de água aromatizada. Preço: R$ 65,00 (Buffet completo, bebidas à parte) O MAC fica no Mirante da Boa Viagem/Niterói - RJ. Reservas: 2629-1416.
 


 
MILZETE SALDANHA EXPÕE NO INGÁ

 
 
• A sala José Cândido Carvalho recebe a exposição Experimentações, da artista plástica Milzete Saldanha Bastos até o dia 17 de março, com curadoria de Desirée Monjardim. A exposição é resultado de um trabalho produzido por Milzete durante o curso de Palavra de Pintura, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, ministrado pela também artista plástica e professora, Malu Fatorelli. As pinturas presentes na exposição são baseadas e inspiradas na própria artista e em um livro sobre climatização de ambientes. Como define Fatorelli: “Uma questão biográfica permeia as intervenções realizadas em um livro técnico sobre climatização de ambientes. Milhares de palavras e gráficos geram dobras e desenhos sutis. O livro é transformado em um objeto de curiosidade”. Visitação até 17 de março, de 2ª a 6ª, das 9h às 17h.
 
 

 
BANDA SANTA CECÍLIA RECEBE
PRÊMIO NA FUNARTE

 
 
Após uma bela apresentação no pátio do Palácio Capanema, no Centro do Rio, a Banda Municipal Santa Cecília participou da cerimônia de entrega do Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música/2013, sendo a vencedora, ao lado da Sociedade Musical São João Batista (Macuco), do Edital realizado ano passado pela Fundação Nacional de Artes - Funarte. Durante a solenidade, o maestro da Santa Cecília, Ewerton Machado, ao lado do Secretário de Cultura de Niterói, Arthur Maia, recebeu a premiação, em instrumentos, das mãos de Guti Fraga, presidente da Funarte; Renata Monteiro, diretora do Centro da Música da instituição e de Rosana Lemos, Coordenadora Geral de Bandas da entidade. O flautista Celso Voltzenlogel, criador do Projeto Bandas da Funarte, em 1976, também participou do evento.
 

 
HOLLYWOOD INSPIRA ESCRITORA NITEROIENSE
 
 
A niteroiense Bruna Fontes lançou La La Land: O Sonho Americano, na Cultura Inglesa, em Icaraí. É o primeiro livro da estudante de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, uma das vencedoras do concurso cultural Publiki Meu Livro 2013, da editora Publiki, conseguindo com o prêmio viabilizar o projeto de edição. Inspirado na música homônima de Demi Lovato, o livro conta a história de Roxy, típica adolescente americana que tem a vida virada de ponta-cabeça quando ganha um concurso de talentos. Dividida entre amores, a menina de 16 anos precisa aprender a viver em Hollywood e a driblar persistentes paparazzi. Embora precise escolher que caminho  irá seguir, a jovem possui uma certeza e paixão: a música. Bruna começou a escrever aos 12 anos e conta que há um pedaço da sua adolescência em cada personagem. “Costumo dizer que a personagem Roxy é meu alter ego, a diva que eu sempre quis ser: sensível, apaixonada, confusa como eu, mas, ao mesmo tempo, impulsiva e esquentada”.
 
 

 
NÚCLEO DE PRODUÇÃO DIGITAL EXIBE ‘TROPICÁLIA
 

O Núcleo de Produção Digital de Niterói exibe na sessão CineMúsica o filme Tropicália, dirigido por Marcelo Machado, nesta quinta-feira 27, às 17h30, com entrada gratuita. O documentário resgata a história do importante movimento musical homônimo liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil no final dos anos 60. Além de Gil e Caetano, o movimento reuniu Gal Costa, Tom Zé, Os Mutantes Nara Leão, Torquato Neto e Rogério Duprat, além de se estender ao cinema novo de Glauber Rocha e ao teatro de José Celso Martinez Corrêa. De uma forma envolvente e criativa, o documentarista Marcelo Machado relembra
passo a passo o surgimento do tropicalismo, por meio de arquivo de imagens inédito e depoimentos esclarecedores. Rua Visconde de Uruguai 300, Centro/Niterói - RJ.
 
 
 
CALENDÁRIO DE FEIRAS INTERNACIONAIS
06 a 09 de Março: Affordable Art Fair Milano: 07 a 10 de Fevereiro: Affordable Art Fair Brussels; 02 a 06 de Abril: Affordable Art Fair NYC






 
LEIA O JORNAL SANTA ROSA Nº 1.436

NA ÍNTEGRA

CLICAR NO LINK


http://pt.scribd.com/doc/209462358/Santa-Rosa-1436 
ALBERTO ARAÚJO
Enviado por ALBERTO ARAÚJO em 26/02/2014
Alterado em 27/02/2014
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários