ALBERTO ARAÚJO - MEU RECANTO
Contos, versos e sentimentos à flor da pele.
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
NA PRAIA DE ICARAÍ






Na Praia de Icaraí.
Arrebóis se ilustram do clarão do sol.
Tudo que se idealiza,
penetra fosforadamente a pupila.
O beijo marmóreo,
a pedra concentrada do Índio,
a paisagem pura da Baia da Guanabara.
Ali na infinitude,
na aurora da praça contínua,
Erguem-se as residências que riscam o céu.
E as constelações leves,
sobrevoam o cálice do MAC.

Tudo que se arquiteta.
Do Niemeyer às bússolas cravadas sobre o oceano.
Uma gota a mais
do líquido cristalizado da órbita cálida.

Toda a ração lírica dos poetas,
é acariciada pelo olhar
violeta da Praia de Icaraí.


Pedra do Índio - Icaraí - Niterói - RJ
Praia de Icaraí - Niterói - RJ
Vista da Praia de Icaraí com visão do
MAC - Museu de Arte Contemporânea. Por Oscar Niemeyer.

Praia de icaraí - Niterói - RJ 
 

A Praia de Icaraí é uma praia localizada no município de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. É a praia mais famosa da cidade, estando situada na Baía da Guanabara. Costuma receber eventos públicos, como, por exemplo, o tradicional show de fogos de artifício no Ano Novo. Abriga duas formações rochosas que são símbolos da cidade: a Pedra de Itapuca e a Pedra do Índio, além de duas importantes construções em estilo art déco: o Cinema Icaraí e a Reitoria da Universidade Federal Fluminense.

Etimologia
 
"Icaraí" é um termo oriundo da língua tupi, significando, nessa língua, "rio sagrado", através da junção dos termos 'y ("rio, água") e karai ("sagrado"). É uma referência ao rio local homônimo, que, se encontra, atualmente, canalizado.
 
História
 
Até o advento dos portugueses ao Brasil, no século XVI, a região era território dos índios tamoios. Com a derrota dos tamoios frente aos portugueses, a região foi concedida, pelos portugueses vencedores, aos seus aliados indígenas, os temiminós. No período colonial brasileiro, a praia possuía um porto para o escoamento da produção das duas fazendas da região: a Fazenda de Icaraí e a Fazenda do Cavalão. No século XIX, o arruamento da região determinou a dinamitação da Pedra de Itapuca original, que formava um arco ligando a pedra ao continente. Na década de 1930, foi construído o Cine Icaraí, em estilo art déco.
 
Em 1936-1937, foi instalado um trampolim na praia, trampolim este que veio a ser dinamitado na década de 1960.
 
NIT+1.jpg

 (Trampolim em Icaraí em 1936/37)

 

Na década de 1940, foi construído o prédio do Casino Icarahy, que passaria a abrigar, desde 1967, a reitoria da Universidade Federal Fluminense.
 
No período pós-Segunda Guerra Mundial, houve um boom imobiliário na região, determinando a construção dos prédios residenciais que caracterizam, atualmente, a orla da praia.
 
 

 
FONTE E IMAGENS ADQUIRIDAS NA INTERNET

http://pt.wikipedia.org/wiki/Praia_de_Icara%C3%AD_(Niter%C3%B3i 


 



 
Edição de imagens:
Shirley Araújo

Texto: Na Praia de Icaraí



 
ALBERTO ARAÚJO
Enviado por ALBERTO ARAÚJO em 04/03/2014
Alterado em 04/03/2014
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários