ALBERTO ARAÚJO - MEU RECANTO
Contos, versos e sentimentos à flor da pele.
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
59 - PEQUENO DIÁLOGO ENTRE DUAS CIDADES



Niterói - Preciso saber se você me ama? Eu sei que amo você, como uma irmã. Que se anima em ser borboleta em duas maturações: Sinceridade e Generosidade. Eu não quero que a rivalidade que todos dizem que temos. Pois, dedos mexeriqueiros sempre nos acusam e dizem que somos competitivas. Não, não quero mais, que a nossa amizade, seja uma eterna folha xucra. Um matiz sem cor, uma cisterna sem o canal de escoamento, vargens sem cheiros e até mesmo um cassaco cheio de angústias sem ter com que compartilhe as suas aflições. Competitividade para quer, se o labor da natureza, se faz presente em nossas entranhas. Nunca mais.

Rio de Janeiro - Eu também amo você... Porque gosto dessa simbiose ornamental que nos une. Gosto de ver quando a pluviosidade dos encantamentos se encaixa nos declives do acontecer. Interromper a nossa amizade, jamais! A propósito é reiterada. Amo, amo você... Porque não se orgulha de ser: Sorridente, atilada, extraordinariamente, bela. Quando você sorrir, o mundo inteiro se ilumina! Teve razão o poeta Eduardo Luís Gomes Filho, imortalizado como Gomes Filho, seu amante-namorado, quando apelidou você de “Cidade Sorriso”, escreveu poemas, músicas e marcou para sempre a sua história. No entanto, com o decorrer dos anos, várias alcunhas lhe foram postas: Nikiti; Nikiti City; Terra de Araribóia.

Niterói - Agora você me deixa acanhada, envergonhada...

Rio - É verdade. Essa é uma das razões, a outra é esse efeito "provinciano" em fazer com que a brisa a abone com os seus aromas. Amo você, porque não tem noção de quando sorrir enobrece o seu jeito criança.

Niterói - Desse jeito. E eu amo você porque estar sempre com esse tapete aveludado e aromático em todas as estações. Envolvo-me pela esperança, modernidade e o verão dos justos. Por ser púrpura, a cor predileta das rainhas e por aquinhoar o monumento divinal comigo e ainda ser a melhor amiga.

Rio - Ótimo, estou bem, com as suas palavras de amiga sincera.

Niterói - Sei que digo a verdade. Isso vale também dizer o quanto você é incrível!
Rio - Você é admirável também por conseguir dizer isso tudo. Simplesmente, eu amo você, mas tenho que ir, eu preciso ver os meus filhos, são muitos e todos necessitam de meu conforto.
Niterói - Também tenho que ir, eu necessito ver os meus filhos, também. Um beijo carinhoso.
Rio - Um beijo no coração.

By ©Alberto Araújo
18 de janeiro de 2021





 
NITERÓI - RJ
 
Niterói é um município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, Região Sudeste do Brasil. Foi a capital estadual, como indicado pela sua coroa mural dourada, exclusiva de capitais, entre 1834-1894 e novamente entre 1903-1975. Com população estimada em 513 584 habitantes, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2019, e uma área de 133,757 km², integra a Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) e ostenta o mais elevado Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Rio de Janeiro e o sétimo maior entre os municípios do Brasil em 2010. Individualmente, é o segundo município com maior média de renda domiciliar per capita mensal do Brasil e aparece na 13ª posição entre os municípios do país segundo os indicadores sociais referentes à educação.
 
Foi capital estadual fluminense até a fusão entre os estados do Rio de Janeiro e da Guanabara em 1974. Distante 15 km da Cidade do Rio de Janeiro e possui como acessos a Ponte Rio–Niterói e Avenida do Contorno, ambas trechos da BR-101, a Alameda São Boaventura, trecho urbano da RJ-104, a Avenida Everton Xavier, trecho urbano da RJ-108. Também se pode chegar à cidade por meio das linhas de ferry conhecidas como barcas. A cidade é um dos principais centros financeiros, comerciais e industriais do estado, sendo a 12ª entre as 100 melhores cidades brasileiras para se fazer negócios. Niterói vem registrando um alto índice de investimentos na cidade, principalmente imobiliários e comerciários, advindos tanto da herança de ter sido a capital estadual, como por sua proximidade geográfica com o município do Rio de Janeiro. Absorve um intenso desenvolvimento das atividades de exploração de petróleo offshore na Bacia de Santos e da Bacia de Campos. Escritórios de serviços especializados, hospitais, universidades, museus e shopping-centers proporcionam opções de entretenimento às famílias e pessoas. Ao mesmo tempo, o município está absorvendo uma série de investimentos industriais importantes nos setores ligados à cadeia produtiva de petróleo e gás. Destaca-se a reinauguração de estaleiros, com a reforma e a manutenção de plataformas e estruturas offshore, além da construção de embarcações para o transporte de passageiros.
 
Segundo dados do IBGE de 2010, o produto interno bruto nominal de Niterói foi de 11,2 bilhões de reais, figurando como o quinto maior do estado, depois da capital fluminense, de Duque de Caxias, Campos dos Goytacazes e Macaé, além de ser o 45º município mais rico do Brasil. Somente no setor de petróleo, a região responde por 70% do parque instalado estadual do setor, concentrando desde empresas de offshore a estaleiros. A cidade é o segundo maior empregador formal do Estado do Rio de Janeiro, embora ocupe o quinto lugar quanto ao número de habitantes, que correspondem a 4,11% do total da população da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
 
Um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas em junho de 2011, classificou Niterói como "a cidade com população mais rica do Brasil", por possuir 30,7% dela inserida na classe A. Considerando as classes A e B, Niterói também aparece em primeiro lugar, com 42,9% de sua população inserida nessas classes. Está entre as cidades mais alfabetizadas do Brasil, além de apresentar a menor incidência de pobreza, a população com maior renda mensal per capita e o maior índice de longevidade municipal do Estado do Rio de Janeiro. Segundo levantamento do Instituto Trata Brasil, com base no ano de 2014, a cidade encontra-se na 12ª posição nacional apresentando 100% do abastecimento de água tratada. Em relação ao tratamento de esgoto o município aparece na 9º colocação e está entre as 10 cidades que tratam mais de 80% do seu esgoto.
 
 
52 BAIRROS DE NITERÓI
 
PRAIAS DA BAÍA 17        
Bairro de Fátima • Boa Viagem • Cachoeiras • Centro • Charitas • Gragoatá • Icaraí • Ingá • Jurujuba • Morro do Estado • Pé Pequeno • Ponta d'Areia • Santa Rosa • São Domingos • São Francisco • Viradouro • Vital Brazil
 
NORTE 12   
Baldeador • Barreto • Caramujo • Cubango • Engenhoca • Fonseca • Ilha da Conceição • Santa Bárbara • Santana • São Lourenço • Tenente Jardim • Viçoso Jardim
 
OCEÂNICA 11
Cafubá • Camboinhas • Engenho do Mato • Itacoatiara • Itaipu • Jacaré • Jardim Imbuí • Maravista • Piratininga • Santo Antônio • Serra Grande
 
PENDOTIBA            9         
 
Badu • Cantagalo • Ititioca • Largo da Batalha • Maceió • Maria Paula • Matapaca • Sapê • Vila Progresso
 
LESTE 3      
Muriqui • Rio do Ouro • Várzea das Moças
 
*************************************************
 
 
RIO DE JANEIRO
 
Rio de Janeiro (frequentemente, referida, simplesmente, como Rio) é um município brasileiro, capital do estado homônimo, situado no Sudeste do país. Maior destino turístico internacional no Brasil, da América Latina e de todo o Hemisfério Sul, a capital fluminense é a cidade brasileira mais conhecida no exterior, funcionando como um "espelho", ou "retrato" nacional, seja positiva ou negativamente. É a segunda maior metrópole do Brasil (depois de São Paulo), a sexta maior da América e a trigésima quinta do mundo. Sua população estimada pelo IBGE para 1.º de julho de 2020 era de 6 747 815 habitantes. Tem o epíteto de Cidade Maravilhosa e aquele que nela nasce é chamado de carioca.
 
É um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país, sendo internacionalmente conhecida por diversos ícones culturais e paisagísticos, como o Pão de Açúcar, o morro do Corcovado com a estátua do Cristo Redentor, as praias dos bairros de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca, entre outras; os estádios do Maracanã e Nilton Santos; o bairro boêmio da Lapa e seus arcos; o Theatro Municipal do Rio de Janeiro; as florestas da Tijuca e da Pedra Branca; a Quinta da Boa Vista; a Biblioteca Nacional; a ilha de Paquetá; o réveillon de Copacabana; o carnaval carioca; a Bossa Nova e o samba. Parte da cidade foi designada Patrimônio Cultural da Humanidade, com o nome "Rio de Janeiro: Paisagem Carioca entre a Montanha e o Mar", classificada pela UNESCO em 1 de julho de 2012 e categorizada como uma Paisagem Cultural. Em 18 de janeiro de 2019, a cidade foi eleita pela UNESCO como a primeira Capital Mundial da Arquitetura.
 
Representa o segundo maior PIB do país (e o 30º maior do mundo), estimado em cerca de 329 bilhões de reais (IBGE/2016), e é sede das duas maiores empresas brasileiras - a Petrobras e a Vale, e das principais companhias de petróleo e telefonia do Brasil, além do maior conglomerado de empresas de mídia e comunicações da América Latina, o Grupo Globo. Contemplado por grande número de universidades e institutos, é o segundo maior polo de pesquisa e desenvolvimento do Brasil, responsável por 19% da produção científica nacional, segundo dados de 2005. Destaque para a Universidade Federal do Rio de Janeiro que publicou 5 952 artigos entre 1998 e 2002. Rio de Janeiro é considerada uma cidade global beta - pelo inventário de 2008 da Universidade de Loughborough (GaWC).
 
A cidade foi, sucessivamente, capital da colônia portuguesa do Estado do Brasil (1763-1815), depois do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), do Império do Brasil (1822-1889) e da República dos Estados Unidos do Brasil (1889-1968) até 1960, quando a sede do governo foi transferida para a recém-construída Brasília. Neste ano, o Rio foi transformado em uma cidade-estado com o nome de Guanabara e somente em 1975 torna-se a capital do estado do Rio de Janeiro, após a fusão deste com a Guanabara.
 
BAIRROS DO RIO DE JANEIRO
 
Listagem dos bairros do Rio de Janeiro
 
ZONA CENTRAL
Bairro Imperial de São Cristóvão; Benfica; Caju; Catumbi; Centro; Cidade Nova; Estácio; Gamboa; Glória; Lapa; Mangueira; Paquetá; Rio Comprido; Santa Teresa; Santo Cristo; Saúde; Vasco da Gama.
 
ZONA SUL
Botafogo; Catete; Copacabana; Cosme Velho; Flamengo; Gávea; Humaitá; Ipanema; Jardim Botânico; Lagoa; Laranjeiras; Leblon; Leme; Rocinha; São Conrado; Urca; Vidigal.
 
ZONA OESTE
Barra da Tijuca e Baixada de Jacarepaguá; Anil; Barra da Tijuca; Camorim; Cidade de Deus; Curicica; Freguesia de Jacarepaguá; Gardênia Azul; Grumari; Itanhangá; Jacarepaguá; Joá; Praça Seca; Pechincha; Recreio dos Bandeirantes; Tanque; Taquara; Vargem Grande; Vargem Pequena; Vila Valqueire; Grande Bangu; Bangu; Deodoro; Gericinó; Jardim Sulacap; Magalhães Bastos; Padre Miguel; Realengo; Santíssimo; Senador Camará; Vila Kennedy; Vila Militar.
ZONA OESTE
 
Barra de Guaratiba; Campo Grande; Cosmos; Guaratiba; Inhoaíba; Paciência; Pedra de Guaratiba; Santa Cruz; Senador Vasconcelos; Sepetiba;
 
ZONA NORTE
 
Grande Tijuca; Alto da Boa Vista; Andaraí; Grajaú; Maracanã; Praça da Bandeira; Tijuca; Vila Isabel; Grande Méier; Abolição; Água Santa; Cachambi; Del Castilho; Encantado; Engenho de Dentro; Engenho Novo; Higienópolis; Jacaré; Jacarezinho; Lins de Vasconcelos; Manguinhos; Maria da Graça; Méier; Piedade; Pilares; Riachuelo; Rocha Sampaio; São Francisco Xavier; Todos os Santos; Ilha do Governador e Zona da Leopoldina; Bonsucesso; Bancários; Cacuia; Cidade Universitária; Cocotá; Freguesia; Galeão; Jardim Carioca; Jardim Guanabara; Maré; Moneró; Olaria; Pitangueiras; Portuguesa; Praia da Bandeira; Ramos; Ribeira; Tauá; Zumbi.
 
ZONA NORTE
 
Acari; Anchieta; Barros Filho; Bento Ribeiro; Brás de Pina; Campinho; Cavalcanti; Cascadura; Coelho Neto; Colégio; Complexo do Alemão; Cordovil; Costa Barros; Engenheiro Leal; Engenho da Rainha; Guadalupe; Honório Gurgel; Inhaúma; Irajá; Jardim América; Madureira; Marechal Hermes; Oswaldo Cruz; Parada de Lucas; Parque Anchieta; Parque Colúmbia; Pavuna; Penha; Penha Circular; Quintino Bocaiuva; Ricardo de Albuquerque; Rocha Miranda; Tomás Coelho; Turiaçu; Vaz Lobo; Vicente de Carvalho; Vigário Geral; Vila da Penha; Vila Kosmos; Vista Alegre.
 



 
ALBERTO ARAÚJO
Enviado por ALBERTO ARAÚJO em 19/01/2021
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários