ALBERTO ARAÚJO - MEU RECANTO
Contos, versos e sentimentos à flor da pele.
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
24 - ICARAÍ BELEZA CÓSMICA


 
Icaraí é um ilustre Bairro de Niterói
Descontraído, feliz, coração e alma de Herói.
Alberto Araújo
 



É apaixonante, o sublime Bairro Icaraí.
Alegóricas pérolas estão sempre a surgir.
Aonde, tudo sorrir: Estrelas, sol e mar.
Os crepúsculos se delineiam do brilho solar.

Tudo em Ti é belo e se cristaliza...
E feito aragem, fosforadamente,
penetra na alma e coração da gente.
Oh, aconchegante e adorável bairro,
filho da Deusa indígena, Rainha do Mar.
Icaraí, por ti, como não se apaixonar?

A Pedra do Índio é o teu coração e cara.
O litoral é paisagem, na Baia da Guanabara.
Os moradores são abençoados pelo Senhor.
Deus, este cenário é pura sagração de Amor.

ICARAÍ, pura beleza fenomenal!
De onde enxergamos o MAC, projeto abissal.
Ideação arquitetada por Oscar Niemeyer.
Como é prazeroso, passear em tua praia!

A Praça Getúlio Vargas, a UFF dos educadores.
Seculares árvores. O Quiosque dos Escritores.
O sagrado busto do jornalista, Pimentel.
E edifícios, apontadamente, riscam o céu!

Icaraí, gota cristalina, órbita sagrada.
Beleza cósmica encravada,
no coração da Baía de Niterói.
Toda a criação lírica dos poetas,
é acarinhada pelo olhar altivo
de Arariboia, o eminente Herói.

SÚPLICA DO POETA

Humilde, eu peço, em nome de Maria.
Perdão, pois, é coisa boa, eu insisto!
Quero que a tua Paz e a tua Alegria,
sejam tão grandes quão o Amor de Cristo.




By © Alberto Araújo
12 de dezembro de 2020


*************************


INFORMAÇÕES SOBRE ICARAÍ - BAIRRO DE NITERÓI


ICARAÍ é um bairro da área nobre do município de Niterói, no Rio de Janeiro. Está situado na Zona Sul do município, banhado pela parte leste da Baía de Guanabara. O Bairro se estende por uma área de 9,69 km², fazendo fronteira com os também bairros niteroienses do Centro, Ingá, Santa Rosa, São Francisco e Vital Brazil.

Encontra-se próximo à belíssima orla da cidade carioca. Ótima infraestrutura que supre todas as necessidades dos habitantes que vivem na região, por isso se torna a cada ano mais valorizado e um dos melhores locais do município para se viver. Apesar de ser um bairro em maior parte residencial, o Icaraí além de sua ótima estrutura, dentre os recursos diversos que oferece possui também uma parte de comércio e muitas opções de lazer.

Encontram-se nos bairros locais essenciais para as dia-a-dia como farmácias, mercados, padarias, açougues, postos de gasolina, academias e muito mais. Locais para a educação, como escolas e cursos também se encontram próximo a esse bairro. Assim como opções para a saúde também, tanto pública como privada. Pelo fato do bairro estar localizado próximo ao centro e com boa mobilidade, facilita o acesso dos moradores a qualquer parte da cidade de um jeito fácil e rápido. As vias que cruzam o bairro levam a todos os cantos do município e possui transporte público urbano e o intermunicipal que levam a cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, pela ponte Rio-Niterói a mais famosa ponte do estado carioca.

"Icaraí" deriva do termo tupi Carahy que significa "água de Peixe Acará" ou "Rio de Peixe Acará". O bairro recebe este nome pois é cortado pelo Rio Icaraí, hoje poluído, canalizado e coberto na maior parte de sua extensão.

O bairro fica próximo ao Centro de Niterói, ao charmoso Bairro do Ingá, São Francisco e também de Santa Rosa e do Vital Brazil, outros tradicionais bairros da cidade.

Além do privilégio de estar estrategicamente próximo de alguns dos principais bairros da cidade, Icaraí ainda possui uma grande Orla com uma vista privilegiada para o Rio de Janeiro. Diariamente milhares de pessoas percorrem seu calçadão a trabalho, a passeio ou para se exercitarem enquanto apreciam a bela paisagem.

Icaraí também é privilegiado com um farto comércio e serviços, abarcando uma grande variedade de restaurantes, bares, shoppings, padarias, hotéis, clínicas, consultórios, hospitais, escolas e prestadores de serviços das mais variadas áreas de atuação.

Por todos estes fatores o bairro é um dos mais valorizados da cidade fluminense, possuindo um mercado imobiliário dinâmico e com alta liquidez, sendo uma excelente opção para quem procura moradia ou investimento em imóveis.


SOBRE A TRILHA SONORA NO SITE DO ESCRITOR ALBERTO ARAÚJO.
 
 
 
 
A BALADA NO. 1, EM SOL MENOR, Opus 23 é a primeira das quatro baladas compostas pelo compositor polonês Frédéric Chopin para piano solo. Foi composta entre 1835 e 1836. Durante os primeiros dias do compositor em Paris, e foi dedicada ao Monsieur le Baron de Stockhausen (Senhor Barão de Stockhausen), embaixador de Hanover na França.
 
De acordo com um comentário de Robert Schumann, Chopin teria citado o poeta Adam Mickiewicz como influência para as suas quatro baladas. A inspiração exata para cada uma das peças não está clara e é disputada.
 
A música foi construída sobre dois temas principais; o primeiro é introduzido a partir do sétimo compasso, depois de uma curta introdução e o segundo no 69º compasso. Ambos os temas retornam mais tarde, com diferentes aparências. A peça foi escrita em compasso composto (6/4), exceto pela pequena introdução (em 4/4) e a coda (em 2/2). Algumas seções da obra são muito exigentes, tecnicamente, e exigem posições complexas com os dedos, acordes extensos, oitavas, sequências extremamente rápidas de acordes e até mesmo uma seção de acordes cromáticos no final. Sua estrutura complexa combina ideias de formas musicais como a sonata e a variação.
 
 CLICAR NO LINK: 
 
 
 
https://albertaraujo.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=7134095


 

 
ALBERTO ARAÚJO
Enviado por ALBERTO ARAÚJO em 12/12/2020
Alterado em 12/12/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários