ALBERTO ARAÚJO - MEU RECANTO
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Textos
26 - GOSTO DO CHEIRO DO MAR DE ICARAÍ





João, Nelson, Otávio, Cacilda, Clarisse...
Tenho amigos particulares e especiais.
Pretendo ter muito mais...
para admirarmos a verde beira-mar
e sentir o cheiro suave da preamar.

Sou feliz, bel-prazer em conviver aqui...
Em meu unhal acolhedor, Bairro Icaraí.
Todas as manhãs, aprecio o intenso sol...
E também o pássaro sobrevoando ao arrebol.

Icaraí é para mim, luar de enlevada poesia.
Amo olhar as velas ao vento e a arguciosa maresia.
Gosto de ver o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor...
Em especial lambiscar os beijos do meu amor.

Icaraí é flor que se despe e beija a gente.
E envolve quente o englobado mortal vivente...
Icaraí, bairro feliz, e bela é a sua história.
Puro chão enérgico, protagonista da vitória.

Que beleza de mar... Que luxuoso painel.
Chabós, andorinhas sobrevoando o Céu.
Icaraí, diadema de ouro no Céu azul anil.
Brilhante vivo no coração do Brasil.





By © ALBERTO ARAÚJO
junho/2019

 
 
PUBLICADA NO SITE DO ESCRITOR ALBERTO ARAÚJO. LER COM O SOM. CLICAR NO LINK: https://albertaraujo.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=7135612

 
FUNDO MUSICAL DA POESIA "GOSTO DO CHEIRO DO MAR DE ICARAÍ" UMA POESIA DE ALBERTO ARAÚJO, AQUI EXECUTADA AO PIANO PELA ADMIRÁVEL PIANISTA E ACADÊMICA THEREZINHA DE CARVALHO PINTO. CLICAR NO LINK:
 

 https://albertaraujo.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=7135612

 
A FANTASIA IMPROVISO OPUS PÓSTUMO 66 DE FRÉDÉRIC CHOPIN em dó sustenido menor, Opus póstumo 66, é uma composição para piano solo e uma de suas peças mais conhecidas. Foi composta em 1834 e dedicada a Julian Fontana, que a publicou, apesar de Chopin ter lhe pedido para não fazê-lo.
 
Alguns aspectos desta peça são similares à Sonata ao Luar de Beethoven, a qual também fora escrita em dó sustenido menor. Dois compassos após o início da melodia, um abrupto subir e descer tem as mesmas notas da cadenza no terceiro movimento da peça (Presto agitato). O clímax em um acorde de seis notas é semelhante em ambas as peças e a parte central da Fantaisie-Impromptu, assim como o segundo movimento da Sonata ao Luar, é em ré bemol maior. O primeiro e terceiro movimentos são em dó sustenido menor.
 
Esta peça possui muitos ritmos alternados (a mão direita toca semicolcheias enquanto a esquerda, tercinas), uma linha melódica em movimento ininterrupto e compasso binário. O tempo, na abertura, é allegro agitato e muda para largo e, posteriormente, moderato cantabile, quando o tom se torna ré bemol maior, o equivalente harmônico da escala de dó sustenido maior que é paralela à de dó sustenido menor. A peça, então, muda para presto (embora algumas versões incorporem à partitura uma coda que faz repetir o tempo inicial) onde torna-se dó sustenido menor como no começo e acaba em um desfecho misterioso e silencioso, na qual a mão esquerda toca novamente as primeiras notas da seção central, e a direita continua a tocar as semicolcheias, até o acorde ascendente de dó sustenido maior que marca o fim.
 
A Opus póstumo 66 faz parte do repertório de muitos pianistas aclamados como Arthur Rubinstein, Claudio Arrau, Evgeny Kissin, Fernando Puchol, Tzvi Erez, Valentina Igoshina, Vladimir Horowitz, Yundi Li, entre outros.


 
ALBERTO ARAÚJO
Enviado por ALBERTO ARAÚJO em 14/12/2020
Alterado em 14/12/2020
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